Clínica Dr. Airton Galarça

Alertas Clínicos e Epidemiológicos sobre Temas Atuais em Saúde, Casos Clínicos difíceis ou inesperados

A Ressonância Nuclear Magnética detecta lesões encefálicas silenciosas em pacientes com fibrilação atrial

Estudo publicado na Revista Espanhola de Cardiologia mostra que 35% dos pacientes com Fibrilação atrial permanente ou persistente apresentam lesões isquemicas silenciosas embólicas (derrames por pequenos coágulos) em pequenos vasos, sem mostrar sintomas ou déficits significativos, só evidentes na ressonância nuclear magnética encefálica com técnica de difusão.
A necessidade de realizar este estudo provem do fato que os pacientes com Fibrilação atrial (uma arritmia relativamente comum entre idosos) tem um risco cinco vezes maior de sofrer tromboembolismos que as pessoas com um ritmo cardiaco normal. Por esta razão, a eles se administra um tratamento anticoagulante, a fim de evitar estes episodios, especialmente antes de um tratamento específico para a correção da arritmia (medicamentoso ou com eletrocardioversão).
É a primeira vez que se estuda, con técnicas de imagen como a ressonância magnética com difusão, a presença destes eventos tromboembólicos quando ainda não apresentam sintomas clínicos e, portanto, os pacientes não percebem nenhuma deterioração cognitiva ou alteração de consciência.

A importancia desse estudo reside no fato de assegurarmos rápida e adequada anticoagulação aos pacientes com fibrilação atrial, seja permanente ou intermitente, especialmente antes de uma cardioversão medicamentosa ou elétrica.

In http://www.revespcardiol.org/es/revistas/revista-espa%C3%B1ola-cardiologia-25/valoracion-mediante-resonancia-magnetica-cerebral-embolias-clinicamente-90093012-arritmias-estimulacion-cardiaca-2012

Uso prolongado de anti-ácidos pode levar a baixos níveis de magnésio no sangue

O uso de inibidores da bomba de prótons – anti-ácidos do tipo omeprazol, lanzoprazol, pantoprazol e outros da mesma classe – podem causar baixos níveis de magnésio no sangue.
Esse é um alerta do FDA emitido em 03/03/2011 após revisar mais de 50 casos de hipomagnesemia em pacientes usando esse tipo de anti-ácidos por tempo prolongado.
A hipomagnesemia pode provocar cãimbras, arritmias cardíacas e até crises convulsivas, entretanto, muitos indivíduos podem estar com taxas reduzidas de magnésio sem sintomas.
Médicos deveriam avaliar os níveis séricos de magnésio antes de iniciar um tratamento prolongado com essa classe de anti-ácidos, assim como em pacientes que também usam digoxina, diuréticos ou outras drugas que possam causar hipomagnesemia.
Para pacientes tomando digoxina, uma medicação para o coração, isso é especiamente importante porque baixos níveis de magnésio podem aumentar o risco de sérios efeitos colaterais cardíacos.
Se você está usando alguns desses medicamentos por tempo prolongado – como por exemplo, há mais de um ano, peça para seu médico verificar o seu nível de magnésio no sangue, periodicamente e fazer reposição,se necessário.
In: http://www.drugs.com/fda/proton-pump-inhibitor-ppis-safety-communication-low-magnesium-levels-can-associated-long-term-12913.html