Clínica Dr. Airton Galarça

Alertas Clínicos e Epidemiológicos sobre Temas Atuais em Saúde, Casos Clínicos difíceis ou inesperados

Uso prolongado de anti-ácidos pode levar a baixos níveis de magnésio no sangue

O uso de inibidores da bomba de prótons – anti-ácidos do tipo omeprazol, lanzoprazol, pantoprazol e outros da mesma classe – podem causar baixos níveis de magnésio no sangue.
Esse é um alerta do FDA emitido em 03/03/2011 após revisar mais de 50 casos de hipomagnesemia em pacientes usando esse tipo de anti-ácidos por tempo prolongado.
A hipomagnesemia pode provocar cãimbras, arritmias cardíacas e até crises convulsivas, entretanto, muitos indivíduos podem estar com taxas reduzidas de magnésio sem sintomas.
Médicos deveriam avaliar os níveis séricos de magnésio antes de iniciar um tratamento prolongado com essa classe de anti-ácidos, assim como em pacientes que também usam digoxina, diuréticos ou outras drugas que possam causar hipomagnesemia.
Para pacientes tomando digoxina, uma medicação para o coração, isso é especiamente importante porque baixos níveis de magnésio podem aumentar o risco de sérios efeitos colaterais cardíacos.
Se você está usando alguns desses medicamentos por tempo prolongado – como por exemplo, há mais de um ano, peça para seu médico verificar o seu nível de magnésio no sangue, periodicamente e fazer reposição,se necessário.
In: http://www.drugs.com/fda/proton-pump-inhibitor-ppis-safety-communication-low-magnesium-levels-can-associated-long-term-12913.html